quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Clima, Economia, Religião e Política

Clima:
O clima é tropical, com temperaturas quentes variando entre os 25 e 32 graus centigrados nas zonas costeiras. A época de chuvas estende-se de abril até novembro, normalmente são breves, mas intensas.

Economia:
Cerca de 75% da população haitiana vive da agricultura, que emprega dois terços da mão-de-obra do país. O setor representa 31,2% do PIB nacional, contra apenas 7,3% das indústrias.
O fracasso dos acordos com credores internacionais, no final de 1995, resultou em aumento dos gastos públicos e alta da inflação. Essa situação fez com que os potenciais investidores nacionais e internacionais ficassem à espera do que ocorreria com o novo governo e com a saída das forças de paz da ONU.
Há necessidade de o governo impor medidas econômicas impopulares para obter a ajuda do exterior e melhorar a capacidade de o Haiti atrair o capital estrangeiro. De qualquer forma, ainda continuará dependendo, em médio prazo, da ajuda internacional.
O país exporta basicamente produtos agrícolas (9%) e manufaturados leves (81,6%). Em contrapartida, importa principalmente produtos alimentícios (28,3%), bens manufaturados (21,8%), combustível e lubrificantes (10,6%) e matérias-primas (2,4%).
As relações Brasil-Haiti têm sido bastante modestas. Há muitas áreas de cooperação possível entre o Brasil e aquele país, entre as quais atividades agropecuárias, formação de sindicatos, mineração, educação à distância, metalurgia, processamento de frutas tropicais, embalagem de alimentos, criação de micro-empresas, indústria de bens de consumo, produção de artigos artesanais, irrigação, hotelaria, turismo e sistemas de transporte coletivo.

Religião:
O catolicismo romano é a religião de estado, professada pela maioria da população. Houve algumas conversões ao protestantismo. Muitos haitianos também praticam tradições vodu, sem ver nelas nenhum conflito com a sua fé cristã.
A padroeira do Haiti, na Igreja Católica, é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Católicos 64%
Protestantes 23,6%
Sem filiação 5%
Vodu ou espírita 5%
Sem ou outras 2,4%.


Política:
O Haiti é uma república presidencialista com um Presidente eleito e uma Assembléia Nacional. A constituição foi introduzida em 1987 e teve como modelo as constituições dos Estados Unidos da América e da França. Foi parcial ou completamente suspensa durante alguns anos, mas voltou à plena validade em 1994.

Nenhum comentário: